Pesquisar este blog

domingo, março 10, 2002

A Paixão Segundo AP

Você já teve a sensação de gostar muito de uma banda...e por algum motivo passar um tempo sem escutá – la e de repente se descobrir apaixonada por ela de novo?
E sentir seu coração bater forte quando, de repente, escutou aquela música que te fazia feliz toda vez que tocava no seu som?

Pois é...é assim que eu tenho me sentido pela banda que acompanhou parte da minha infância, adolescência, e continua acompanhando minha fase adulta (se é que eu posso me considerar adulta, hehe). A Legião Urbana.

Já fazia um tempo considerável que eu não tirava nenhum dos cd´s da minha caixa pra escutar. Mas eu recebi um envelope (que eu citei uns dois textos abaixo) do Marcelinho, do RS, com umas matérias da Legião e aquilo me causou uma tempestade emocional. Lendo os artigos do jornal e vendo os jornalistas desfilarem seus comentários sobre a beleza das letras de Renato Russo, eu fui sentindo meu corpo todo ficar arrepiado.

Comecei a lembrar do primeiro e único show que eu fui da banda, em 1992, no Geraldão. Lembrei do Renato entrando no palco, de bata branca, com um buquê de flores e dizendo pro público “Vamos cantar o hino nacional”...o pessoal achou estranho, fez um levante e começou a cantar “Ouviram do Ipiranga...”, de repente o Renato interrompe todo mundo e diz: “Quem disse que esse é o hino nacional???”...ahaha...Imagina a cara do público perplexo, se perguntando “Não é !!????”...e o Renato virando pra todos e dizendo: “O Hino Nacional é esse aqui:

Meu Coração...Não sei por que...Bate feliz...Quando te vê....E os meus olhos, ficam sorrindo...E pelas ruas vão te seguindo...Mas mesmo assim...foges de mim!
Ah! Se tu soubestes como sou tão carinhoso e muito muito que te quero....E como é sincero o meu amor...Eu sei que tu não fugirias mais de mim...Vem sentir o calor dos lábios meus...A procura dos teus...E vem matar essa paixão...Que me devora o coração...E só assim então...Serei feliz....Bem feliz!”


E como eu fui feliz nesse show. Não só de ver o Renato cantando Carinhoso, do Pixinguinha, e jogando as rosas para o público. Mas de poder ver a sensibilidade, o carisma, a dedicação da banda em cima do palco; de sentir toda a essência positiva, toda a emoção que um show da Legião proporcionava e que muitos fãs mais novos não terão a oportunidade de ver.

Hoje eu sinto o meu coração responder em batidas aceleradas à lembrança da platéia de mãos dadas cantando Vento no Litoral, da brincadeira entre Renato, Dado e Bonfá no fim do show; pareciam 3 amigos de infância em seu momento mais sublime, o Bonfá com os cabelinhos loiros rindo aquele sorriso gostoso de criança embaraçada depois que o Renato gritou no palco: ”Marcelo Bonfá para presidente do Brasil”...e o público fez mais um dos inúmeros levantes do show.

E pensar que por achar que meu pai não ia permitir eu ir pro show, pois eu era muito nova, eu pedi a ele pra ir no show das paquitas (ahahahaah). E ele com uma voz sublime me olhou e disse “No show das paquitas? De jeito nenhum! Mas se quiser ir ver a Legião Urbana você pode!”...Se ele soubesse que essa foi umas das melhores experiências da minha vida. Se ele soubesse que a lucidez dele me deu oportunidade de realizar um sonho de muitos fãs dessa banda...Pai! Te amo!!!! E amo a minha mãe também, que me ajudou a não ficar nervosa, quando a minha carona desistiu do show, e me ajudou a encontrar uma solução para chegar no estádio. Foi ímpar!

No dia que eu li o material que o Marcelinho me mandou. Eu passei a madrugada escutando Legião...como foi bom ver que eu sentia completa identificação com aquelas letras, sentir que a banda, mesmo não sendo virtuosa, conseguiu construir melodias que deixam a minha alma tão feliz. Uma música como O Mundo Anda Tão Complicado:

Vem cá / meu bem / que é bom te ver / O mundo anda tão complicado / e hoje eu quero fazer tudo por você

É linda! E está tocando agora!!!!!!!!!!

Metal Contra As Nuvens é uma obra prima. E a letra de Acrilic On Canvas? E O Livro dos Dias? E o blues La Maison Dieu, que é uma letras políticas mais fortes de Renato Russo? Que sensação boa! Essa de se apaixonar novamente por algo que sempre me fez tão bem!

“Quero ouvir uma canção de amor, que fale da minha situação. De quem deixou a segurança do seu mundo por amor, por amor”.