
Eu renasci. E queria comemorar o meu renascimento com um poema que fale da coisa mais preciosa da vida que é o amor. Achei este de Drummond que explora o que eu queria dizer.
Além da Terra, além do Céu
Além da Terra, além do Céu, / no trampolim do sem-fim das estrelas, / no rastro dos astros, / na magnólia das nebulosas.
Além, muito além do sistema solar, / até onde alcançam o pensamento e o coração, / vamos! /vamos conjugar / o verbo fundamental essencial,
o verbo transcendente, acima das gramáticas / e do medo e da moeda e da política, / o verbo sempreamar, / o verbo pluriamar, / razão de ser e de viver
Mas por que eu renasci? Por um motivo muito simples. Ontem eu fui atropelada, ou eu atropelei, não sei, foi tão rápido, tão intenso, tão magistralmente angustiante que minhas lembranças do ocorrido machucam o coração. Não por que foi um acidente. Por que o nome acidente é auto – explicativo. Mas por que nem me socorreram, nem me perguntaram se eu estava bem, nem saíram do carro, só abriram a janela e me disseram: “você não viu o carro não???”. No meu estado de nervoso, quase histérico, só consegui responder: “eu não consegui freiar”. E a pessoa dentro do carro ainda não satisfeita continuou a buscar motivos do arco da velha para me culpar pelo acidente, enquanto meu corpo sangrava.
A revolta me subiu à cabeça, não esperei nenhum segundo, sangrando, nervosa, chorando, gritando, eu saí empurrando a violeta (minha bicicleta) até chegar à porta do trabalho e me dar conta do ocorrido, até ri depois. Mas hoje o sorriso foi embora com a constatação da gravidade da situação: eu podia ter morrido.
Eu, a menina que ama a vida, que admira as coisas simples, que fica feliz até com um rabisco da prima Alice em uma folhinha de papel, podia ter morrido ontem com esse acidente. E essa conclusão me fez renascer em mim mesma. Hoje é meu dia de recomeço. Não é uma segunda feira, um início de mês ou o primeiro dia do ano como diria Mario Quintana; mas foi o dia em que eu senti que as coisas não continuaram, reiniciaram. Hoje eu reinicio a minha relação familiar, as minhas amizades, o meu amor, a minha profissão, os meus sonhos. Hoje eu reinicio tudo aquilo que estava perdido em mim há 48 horas atrás.