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segunda-feira, dezembro 30, 2002

Coisas que só a ECT faz por você...

Eu creio que não serei a primeira e nem a última pessoa do mundo a ter problemas, grandes, com a ECT – Empresa de Correios e Telégrafos. Quinta–feira passada, às 10:17:44, eu postei duas encomendas para Porto Alegre: um Sedex e uma Carta Registrada. Por precaução, informei – me da atendente quando chegaria o Sedex e ela me disse que o mesmo estaria nas mãos do meu destinatário no dia seguinte, sexta-feira. Os Correios trabalham com entrega de encomendas e Sedex também aos sábados. Mas até hoje, segunda-feira, o Sedex não chegou.

Passei a sexta-feira inteira rastreando o pacote pela internet e a única informação é a de que ele foi emitido às 17:59 da cidade de Recife com destino ao CEE CENTRO - Porto Alegre. Eu postei às 10:17:44 da quinta-feira, e ele só foi emitido efetivamente às 17:59:00. Decidi esperar até o sábado. Acordei quase 11:00 da manhã e o Sedex não havia sido entregue. Ligo para o CEE CENTRO em Porto Alegre, a atendente muito simpática me diz com a maior tranqüilidade do mundo que eu deveria buscar em Recife porque não havia registro da encomenda ter dado entrada na cidade gaúcha. Ligo para a Agência Central em Recife e ela estava fechada. O atendente me dá o telefone da Central de Atendimento dos Correios 0800 5700100. Ligo e a moça que me diz exatamente o que eu já havia lido pela internet. Fiz um pedido de informação, que só vai me dar uma resposta daqui a oito dias, por que são necessários cinco dias corridos e quarta-feira é feriado. Eu que já estava preocupada fiquei em estado de angústia latente. Aquela encomenda tem um valor sentimental absurdo para mim.

Domingo a ECT não trabalha. Aguardo.

Segunda-feira. Acordei às 10:00. Fui até a agência onde eu havia feito a postagem. Quando fiz a reclamação, a atendente começou a ficar nervosa com a demora, ligou novamente para o 0800 e eu fiquei lá esperando ouvir o que eu já sabia, porque o 0800 é ligado ao sistema dos Correios. Eu pedi o telefone do Centro de Distribuição, ela me pede para aguardar até o fim do expediente. Saí de casa para não ter um colapso nervoso, de pagar tão caro por um serviço que só me deu dor de cabeça. Só o stress que eu tive até agora de ninguém nos Correios poder informar onde foi parar aquela caixa já me fez ficar mil vezes arrependida de não ter gastado 50 minutos de ônibus para ter postado por Vaspex. Pelo menos não estaria aqui querendo chorar de tanta raiva.

Ao fim do expediente entro na internet e a mesma mensagem continua na tela de rastreamento. Ligo para agência e ninguém atende. Solicito o telefone do Centro de Distribuição ao Auxílio à Lista. Ligo e me atende uma senhora muito doce que me passa o telefone da Busca por Sedex. Ninguém atende. Ligo de volta e ela me dá o número do setor de malotes. Um rapaz também bastante atencioso ouve toda a minha ladainha e me passa o telefone do gerente do setor de encomendas que anotou meu telefone e me prometeu uma resposta até amanhã pela manhã. Espero que de fato ele consiga, porque eu passei quase três meses preparando este presente que enviei. Se ele for perdido ou extraviado não há dinheiro no mundo que pague. Quem costuma enviar presentes ou cartas que significam muito para quem envia e para quem recebe sabe a tristeza que dá.

Eu sei que alguém pode dizer que durante o Natal os Correios ficam sobrecarregados. Isso não é desculpa. A ECT tem 33 anos de experiência. Será que ela não sabe que as encomendas multiplicam durante a época de festas? Se ela sabe disso, por que não há uma preparação especial para esta época? E se há e percebe – se que ainda não é suficiente, por que não se define uma tabela com prazos maiores durante a época de fim de ano? Seria mais sensato, porque daria ao consumidor a opção de escolher se quer utilizar os serviços da ECT com um prazo maior ou pagar mais caro para utilizar um outro serviço de envio de encomendas que entregue em menor tempo. O que é inadmissível é que a empresa mantenha os mesmos prazos, prometa segurança e tranqüilidade ao usuário na entrega de suas correspondências, ofereça um sistema de rastreamento via internet e não consiga prestar nem o serviço de entrega e nem o de busca por não haver alimentação do sistema. Sem contar que sobre a Carta Registrada que eu enviei não há sequer informação a respeito do envio, que dirá da chegada. Eu utilizo os serviços dos Correios há 11 anos quase que semanalmente. Já engoli muito sapo. Já fui muito compreensiva e desta vez cheguei ao meu limite. Só não perdi completamente a esperança porque hoje eu fui muito bem atendida pelo pessoal do Centro de Distribuição aqui de Recife. Eu espero que eles, de fato, consigam achar meu pacotinho...