Pesquisar este blog

domingo, outubro 19, 2003

E por falar em saudade...


Capa da Continente Multicultural

Hoje é o aniversário de Vinícius de Moraes. O poeta estaria completando 90 anos de idade se ainda habitasse fisicamente este mundo. Para comemorar, diversos veículos de comunicação prepararam especiais em suas edições deste mês. A Continente Multicultural parabeniza o compositor com uma matéria intitulada O Poeta da Paixão. A Revista Cult, por sua vez, traz um destaque sobre as comemorações em torno da data. O Projeto Releituras colocou no ar o poema “Ternura” e o jornal O DIA colocou em sua versão on line um belíssimo especial sobre o poeta.


Especial na Cult

Mas não é apenas nos meios de comunicação que o autor de Garota de Ipanema tem sido homenageado. Na noite de ontem, a União Brasileira dos Escritores, em Pernambuco, através do aluno Alfredo Neto, realizou um Recital Para Vinícius de Moraes. O evento, para a surpresa dos presentes, contou a participação de muitos jovens admiradores do poeta que cantaram, recitaram poemas e criaram uma poesia coletiva que foi lida nos últimos instantes da comemoração, que acabou se estendendo por toda a madrugada.

A família de Vinícius de Moraes também está preparando diversas homenagens. Segundo a matéria de Luciana Veras, no Diário de Pernambuco de hoje, além do site lançado em setembro, livros, discos e shows fazem parte dos festejos que terminam apenas no Reveillon de 2003. Abaixo um dos sonetos mais sublimes de Vinícius...

Soneto do Amor Total

Amo-te tanto, meu amor... não cante,
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante,
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade,
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem mistério e sem virtude,
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente,
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Vinícius de Moraes


* Este post é em homenagem a minha amiga Ana Flávia que é apaixonada por Vinícius de Moraes. Ela perdeu o recital ontem na UBE – PE enquanto suas amigas cantavam, recitavam versos e lembravam dela, é claro =)