
SEMANA NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
De 17 a 24 de outubro, na Unicap
O Centro Acadêmico de Jornalismo – gestão Ação Comunicativa - em parceria com a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), o Departamento de Comunicação Social da UNICAP e o DCE - UNICAP, promoverá, de 17 a 24 de outubro, a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.
A Semana é uma iniciativa do movimento estudantil de comunicação, visando problematizar a situação da mídia no país e incentivar a luta pela democratização da comunicação no Brasil e nos estados.
Programação
17/10 - sexta-feira - exibição do documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, seguido de debate. O documentário de Simon Hartog, produzido em 1993 pelo canal 4 da BBC, discute o poder da Rede Globo e teve sua exibição proibida no Brasil. 18:30h, Sala 511, Bloco A.
20/10 – segunda-feira – debate: O Que é Democratizar a Comunicação? Estarão presentes representantes do MST, da CUT (a confirmar), da Enecos, do DCE-Unicap e dos centros e diretórios acadêmicos de comunicação social do estado. A intenção do debate é problematizar o monopólio dos meios de comunicação sob a ótica da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais. 18:30h, Sala 511, Bloco A.
21/10 – terça-feira – debate: A comunicação na Construção da Cidadania. Estarão presentes Paula Reis, do Instituo Sabiá; Ricardo Mello, da secretaria de comunicação social da Prefeitura de Camaragibe e representantes do Centro das Mulheres do Cabo. A luta pela democratização da comunicação visa transformá-la em instrumento constitutivo de cidadania e gerador de inclusão social. 18:30h, Sala 511, Bloco A.
22/10 – quarta-feira – debate: Digitalização da Comunicação, com o presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social, Dr. José Paulo Cavalcanti Filho. A digitalização dos meios de comunicação oferece novas perspectivas para uma comunicação social mais democrática. 18:30h, Sala 511, Bloco A.
23/10 - quinta-feira – apresentação ao ar livre do grupo Midiasana. O Midiasana é um grupo multimídia que sintoniza imagens com samplers, ao vivo e em tempo real, transformando informação em arte. 18:30h, na Rua do Lazer.
24/10 – sexta-feira – debate: Comunicação Comunitária, com representantes de rádios e TVs comunitárias do estado. Estima-se que existam mais de 15 mil rádios de baixa potência (comunitárias ou não) em atividade no país, a maioria delas sem concessões para funcionar. São fortemente reprimidas pela Anatel e por uma legislação que favorece grandes corporações em detrimento dos meios populares. 18:30h, Sala 511, Bloco A.