Pesquisar este blog

terça-feira, junho 22, 2004

Geléia na veia...

Esse blog anda tão musical...
Eu estava revisando as atualizações e vi que coloquei muitas canções aqui, mas não expliquei de onde elas vêm. É que agora estamos com um programa de rádio e eu estou ouvindo três vezes mais músicas de vinte dias para cá do que ouvi o resto do primeiro semestre inteiro. E ouvindo mais músicas, é claro, a gente vai descobrindo coisas que nos agradam e falam um pouquinho de nós – ou para nós não é mesmo?

E esse programa de onde veio?

Então, deixa-me contar um pouquinho como começou essa idéia. Esse semestre Carol precisou cursar uma disciplina na minha sala e um belo dia, no meio da aula de Redação, ela me convida para participar desse projeto que seria realizado nas segundas e quartas pela manhã. Eu não podia apresentar, por causa do estágio, mas topei ajudar na produção.

Depois, eu convidei Bela e KK para ajudar e começamos a nos reunir com meu amigo-irmão Conrado para ver todos os detalhes do programa. Carol, então, convidou mais dois amigos nossos, Fabio Cutz e Marcelo R. para integrar a equipe e depois de umas duas semanas de discussões, a gente conseguiu colocar no mundo o projeto do Geléia Geral.

No entanto, ele não estreou tão rápido assim. Eu, Conrado e Marcelo precisamos ir algumas vezes na sede da radio gravar a chamada, levar o roteiro, gravar um programa piloto e descobrir que fazer algo assim não era tão moleza quanto a gente pensava. Ele foi ao ar um mês e meio depois, exatamente no dia 5 de junho.

Conrado, Carol e eu estamos dividindo a locução. KK ia ficar, inicialmente, com essa tarefa, mas eu estava na sala de gravação no dia em que o coordenador da rádio solicitou o programa piloto. Acabaram me colocando para apresentar junto com Conrado e eles acharam que eu deveria ficar. KK, então, ficou a responsabilidade de realizar as entrevistas para o programa, tarefa que eu tinha pensado em fazer, inicialmente. Fizemos uma troca amigável de atividades.

A produção de material para o programa tem sido puxada por Marcelo R. e Fabio junto com a gente, e ainda tem um pessoal legal que vai ajudar na seleção das canções e no material para o site.

E o que tem nesse programa?

O programa tem a “simples” tarefa de tocar música brasileira. Nós enfrentamos diversos dilemas de programas iniciantes, tipo, tocar música brasileira (em português) ou música produzida no Brasil? Ter abertura para todos os estilos ou concentrar atenção na MPB? Dar maior espaço para os artistas que a maioria das pessoas conhece ou abrir para grupos e cantores menos conhecidos?

Até agora temos seguido o seguinte caminho: tocar música brasileira, em qualquer estilo e procurando dar mais espaço ao pessoal que não toca na maioria dos outros programas. A gente tem tentado construir um projeto bem diversificado, na medida do possível. Cada pessoa do grupo indica duas canções e a gente monta a Geléia Geral que, é claro, tem inspiração na canção do Torquato Neto cantada pelo Gilberto Gil.

Nos programas que foram ao ar nos primeiros dois sábados de junho tocamos os brasilienses do Casa de Farinha, o pessoal do Barbatuques, as cantoras Rebeca Matta (fabulosa!), Virginia Rosa e Vanessa Bugmany, o pessoal do Radio de Outono, Gram e do Wonkavision, além de Kleber Albuquerque (adorei Por Onde?), Duofel e Suzana Salles; mas também trouxemos gente bastante conhecida como Elis Regina, Noite Ilustrada, Hermeto Pascoal, Chico César (eita, depois eu conto o show!), Adriana Calcanhoto, Marisa Monte, Cássia Eller, Itamar Assunção e Marília Gabriela cantando com Caetano Veloso e Roupa Nova (imaginem!!!).

OBS – Eu estou usando um pouco do meu conceito do que é conhecido ou não, para alguns segmentos musicais Gram pode ser mais conhecido que Hermeto Pascoal, por exemplo.

E o que mais?

Bom, acho que por hoje é isso. Falei bastante para quem tem colocado posts de quatro linhas e muitas músicas nos últimos dias, não? O programa, infelizmente, apenas pode ser ouvido em Pernambuco. Se um dia o pessoal conseguir colocar a gente na Internet eu aviso. O site deve chegar em breve e quem quiser indicar músicas ou conversar com a gente sobre o programa pode enviar uma mensagem para o endereço eletrônico que a gente criou. Ah! e o mais importante, se você morar aqui no estado e quiser ouvir a gente:

Geléia Geral
Sábado – 17h
820 KHz - Rádio Universitária AM


Qual é o telefone, Carol?