
Ontem eu vi Lin no meio da rua e me lembrei que eu havia pedido a permissão dele para postar esse desenho aqui no blog. Quando ele enviou, disse: “aqui vai uma chuvinha noturna”. Foi assim que eu decidi chamar este post com a arte dele: chuva noturna, como esta que cai agora em Recife. O clima está ótimo!
Eu conheci Lin quando decidi fazer uma matéria sobre o hai kai em Pernambuco e sai caçando, entre as editoras locais, aquelas que haviam publicado trabalhos com este perfil. O pessoal da Editora Bagaço publicou dois: Circulo de Nanquim, de Lin; e Poeminhas, de Ricardo Mello e Samuca (que, também, é ótimo!). Peguei os contatos na editoria e busquei os autores para uma entrevista que virou uma super matéria para o Capitu, em 2004.
Lin não se considera poeta e escritor, embora Circulo de Nanquim tenha hai kais bem bonitos. Ele é mais conhecido pelo trabalho que desenvolve com ilustrações e seu traço tem uma marca bastante singular. Eu gosto do trabalho que ele desenvolve. Se vocês quiserem conhecer mais, ele tem um fotoblog onde publicou um desenho que eu gosto muito e que entrou no livro apenas no traço de nanquim. Em ambos os casos, o impacto da gravura é legal demais.
No mais, eu poderia indicar os links do Capitu para vocês lerem, mas o site, infelizmente, encerrou as atividades e não existe registro do material publicado no ar. É uma pena. Se algum dia eu republicar o texto, aviso. Por sinal, é uma boa idéia...vou ver isso. Cheiros em todos e bom passeio pelas artes gráficas.