Ao meu redor...
Ontem eu fiquei pensando: o quanto mudaria a minha vida se eu morasse em uma cidade onde eu não tivesse medo de andar na rua?
A gente estava na reunião da Vacatussa, ontem, quando o pessoal começou a comentar que não andava com determinados pertences porque morria de medo de ser assaltado. Eu fiquei tentando lembrar da última vez que andei em Recife sem sentir medo. Não consegui lembrar. É sempre uma angústia. Tudo o que fazemos aqui é "rezando" para não sofrer nenhum tipo de violência.
Eu peguei o famoso "bacurau" a semana inteira, para cobrir o Festival Virtuosi. Quando contei isso a Isabella, ela disse que eu era doida. No entanto, o que eu vou fazer? Deixar de executar minhas atividades? Parar de sair de casa porque eu não tenho carro ou dinheiro para táxi? Embora precisemos admitir que, em Recife, qualquer hora é hora e qualquer lugar é lugar. Esta idéia de que existem nichos de segurança aqui, a meu ver, é conversa fiada. Eu vejo todo mundo apavorado, em todas as classes sociais.
Eu queria poder morar em algum lugar em que eu não precisasse experimentar aquele frio na barriga na hora de sair de casa ou na volta. Será que isso é possível no Brasil?
* Bacurau é o último ônibus, que geralmente passa entre meia - noite e uma e trinta da madrugada.