Pesquisar este blog

domingo, fevereiro 24, 2008

Canções de liberdade...




















Expedição Beira da Linha, na Paraíba. Foto: Ana Lira


Eu sempre tive problemas sérios para cortar vínculos com coisas que eu gosto muito de fazer. No entanto, este ano eu precisei fazer uma série de revisões internas para poder focar melhor o rumo que eu quero dar ao meu destino. É claro que doeu e que até o momento eu continuo pensando se fiz a coisa certa, mas a imagem do “sim” aparecendo na minha mente é bem maior que um fosco "não" que se perde em alguma névoa bem lá no fundo.

Sendo assim, no começo deste ano, eu deixei a Vacatussa. O grupo de narrativas virou grupo literário e eu não estou tendo uma relação muito boa com a ficção há mais de um ano – mais precisamente desde que mergulhei fundo na iniciativa de me dedicar à fotografia, uma vontade tantas vezes adiada. Quando isso ocorreu, eu percebi que minha forma de expressão havia se deslocado para outro meio. Eu não conseguia mais achar graça em criar enredos fictícios, quando havia um mundo inteiro com quem eu queria dialogar via imagem.

Nesta época, também, eu comecei a participar do Grupo de Estudo de Cinema, do IAC, e percebi que o cinema documental me fascina mais do que o ficcional. Então, cheguei à conclusão que minha relação com o cotidiano de documentação é algo muito latente na minha pessoa. Eu prefiro a reportagem, a crônica e o depoimento, no setor da escrita; o documentário, no cinema; o fotojornalismo e o fotodocumentário, na fotografia. Além, de ter como área de pesquisa a história da imprensa.

Diante desse panorama, eu vi consegui entender que linguagens me fascinam, o ponto de convergência entre elas, e porque eu comecei a perder o interesse pelos mundos outros da criação, tão bem explorados por diversos artistas nas mais distintas áreas. Eu me sinto fascinada pelo relato do cotidiano, sem muita firula. Gosto do último personagem perguntando ao diretor Eduardo Coutinho: “você foi peão?”, em Peões; de Joel Silveira narrando a festa espetacular de casamento da filha do Conde de Matarazzo, em a 1002 Noite na Avenida Paulista, sem ter sido convidado; dessa fotografia intensa de rua que fazem meus coleguinhas pelas ruas e bairros de Recife.

Assim, eu continuo sendo uma leitora inveterada, mas aprendiz-de-escritora não mais. Prefiro ser aprendiz-de-repórter, aprendiz-de-fotógrafa, aprendiz de uma aproximação maior com essa rotina cada vez mais caótica das cidades que me dão medo. Acho que mesmo vivendo sobre tensão quase o dia todo, descobrir os nossos próprios rumos é como elaborar nossas próprias canções de liberdade.

Em tempo: como as seções de escrita estão bem recheadas na parte de links, hoje eu coloquei uma série de sites, revistas e páginas pessoais relacionadas com fotografia. Há revistas interessantes como a Pictura Pixel e a JPegMag e as páginas de flickr de diversos amigos meus (e a minha, também). Falta apenas a do meu amor, não é Hugo?