E Samuel disse aos Israelitas...
Quando leram esse trecho bíblico para mim na última aula de literatura. Eu fiquei pensando se não é assim mesmo que acontece com as nações desde sempre e que ainda acontecerá por muito tempo, enquanto poucos continuarem decidindo o futuro de todos nós...
Quando já estava velho, Samuel estabeleceu os seus dois filhos como juízes em Israel. O seu primeiro filho chamava-se Joel, e o segundo Abias. Ambos exerceram o cargo de juiz em Bersabeia. Eles, porém, não seguiram o exemplo do pai, deixando-se levar pela ganância: aceitaram suborno e distorceram o direito. Então os anciãos de Israel reuniram-se e foram ter com Samuel, em Ramá. Disseram a Samuel: «Vê. Tu já estás velho e os teus filhos não seguem o teu exemplo. Por isso, dá-nos um rei, para que nos governe, como acontece em todas as nações». Não agradou a Samuel a frase que eles disseram: «Dá-nos um rei para que nos governe». Então Samuel invocou Javé. (...)
Samuel transmitiu todas as palavras de Javé ao povo que lhe pedia um rei. E disse-lhes: «Este é o direito do rei que vos governará: ele convocará os vossos filhos para cuidar dos seus carros e cavalos, e correr à frente do seu carro. Ele nomear-vos-á chefes de mil e chefes de cinquenta. Ele obrigar-vos-á a lavrar as suas terras, a fazer as suas colheitas, a fabricar as suas armas de guerra e as peças dos seus carros. As vossas filhas serão convocadas para trabalhar como perfumistas, cozinheiras e padeiras. Ele tomará os vossos campos, vinhas e os melhores olivais, para os dar aos ministros. Tomará a décima parte dos vossos olivais e vinhas, e dá-los-á aos seus oficiais e ministros. Os vossos melhores servos e servas, os bois e jumentos, ele tomá-los-á para que fiquem ao seu serviço, e cobrará, como tributo, a décima parte dos rebanhos. E vós mesmos tornar-vos-eis seus escravos. Quando isso acontecer, queixar-vos-eis do rei que escolhestes. Nesse dia, porém, Javé não vos dará nenhuma resposta».
No entanto, o povo não quis ouvir as explicações de Samuel, e disse: «Não tem importância. Teremos um rei, e seremos também como as outras nações: o nosso rei governar-nos-á, irá à nossa frente para comandar as nossas guerras». Samuel ouviu tudo o que o povo disse e foi contá-lo a Javé. E Javé respondeu: «Se é isso que querem, dá-lhes um rei.