
São Francisco visto de Penedo...
Nesta terra quente e com águas poluídas que nos podam o prazer de tomar um belo banho de rio – como eu fazia quando mais jovem no São Francisco que banha a pequena Penedo barroca das Alagoas – não há nada como receber a visita de amigos. Estava aqui numa tarde escaldante entre janelas de msn, icq e e-mails para responder quando adentra em minha casa uma pessoa perguntando Ana Paula, sabes quem é? Aquela voz era conhecida e não vista há muito tempo. Renata vinha me trazer seu convite de casamento. Fiquei tão surpresa que acabei deixando o pessoal falando aqui no computador (desculpa, Ricardo!)...
Renata é uma das minhas amigas de newsclub. Ela, Isabella e Joana formaram-se em comunicação social este mês. Agora as três são jornalistas. Que chique! Um dia eu chego lá! Juliana, Bárbara e eu ainda estamos no meio do curso, mas chegaremos lá. Nos aguardem! Pensar que ontem eu estava vendo as fotos que tiramos quando elas passaram no vestibular. Aquele band – aid colorido na sobrancelha – é que aqui em Recife quando as meninas passam no vestibular raspam a sobrancelha, imagina?
Por sinal, quase todo mundo do newsclub apareceu hoje aqui. Cristiano, que está em Portugal, no frio, tomando vinho do Porto e nos matando de inveja, enviou um e-mail lindo. Guto apareceu e me disse que vem me dar um beijo de aniversário semana que vem. Leon me ligou! Quase morro! Receber uma ligação de Leon é como ganhar na sena. Isabellinha, minha querida amiga de tantas batalhas, me trouxe boas notícias sobre a nossa parceria e até minha irmã do meio apareceu e aceitou fazer parte do projeto que eu e Bella estamos reativando. Faltou Guilherme! Daqui a pouco ele aparece...Que saudades que eu estava desse povo!!! Nossa, é como Cris disse na mensagem dele. Não há nada como encontrar os amigos, conversar, brigar, fazer as pazes, se despedir e saber que no dia seguinte a gente pode se ver de novo. É muito bom!
Bom, eu quero curtir muito os meus dois meses de férias, já que os 15 dias foram embora. Queria passar uma semana em uma cachoeira e tomar muito banho e sentir a água aliviando a alma e tudo ficando limpo limpo limpinho. Nada como a água para aliviar todos os estresses. Se Recife não estivesse em racionamento ficaria um bom tempo debaixo do chuveiro. Que calor que essa cidade faz, senhor! Queria nadar no Velho Chico! Como eu queria! A prainha de água doce que minha mãe insistentemente dizia para eu não entrar e eu chegava na casa de vovó ensopada de tanto pular nos bancos de areia. E na época em que as piranhas se apossavam daquela área do rio? Vixe! Dava um meeeedo! Mas era ótimo! Andar naquela balsa. Ir até Neópolis para tomar sorvete na pracinha e pegar a lancha de volta. Ai, que sonho!

Pequeno Cais em Penedo com Neópolis ao fundo (dá pra ver?)
Eu era muito feliz nessas águas e não sabia...
Bom, a novidade é que agora também estou no Capitu. Apenas com um continho pequenininho de nada. Mas daqui a um tempo com mais outras coisas. A edição nova do Rabisco também entrou hoje no ar. Agora, deixa eu descansar que também sou filha de Zeus (não é, Letti?). Brincadeirinha. É que me fizeram um mapa astral essa semana e segundo o resultado eu sou de sagitário com ascendente em gêmeos lua em capricórnio e meio céu em peixes, embora eu não entenda para que isso serve! Ainda de acordo com o mapa o planeta regente do meu signo é Júpiter, que dizem ser o pai de todos os deuses, Zeus. Senhor do Olimpo.
Isso me faz lembrar de um correspondente que eu tinha que era numerólogo. Uma vez chega aqui em casa um envelope amarelado e quando eu abri havia um estudo numerológico do meu nome e do número da minha casa. Quando eu era adolescente eu fazia todos esses testinhos que as revistas femininas têm, mas quando eu cresci (se é que isso de fato aconteceu!) deixei de ter ligação com essas coisas. Inclusive, algo que me incomodava ao ler as cartas do Caio F de Abreu era ver como ele dava valor a isso e de como a vida dele se pautava por essas coisas. Não consigo me imaginar planejando o dia a dia dessa maneira. Eu enlouqueceria se para viver precisasse fazer um mapa das probabilidades nos próximos meses...mas tem gente que faz, gosta e diz que dá certo...até pela minha instabilidade eu não tentaria...mas chega por hoje.

Ah! ganhei o CD da Maria Rita de presente antecipado de aniversário. Sinceramente, é muito melhor do que dizem!!! Por sinal, não sei como a jornalista que entrevistou Sandy na sessão Artes e Espetáculos da Isto É teve coragem de perguntar se ela se sentia ameaçada pela Maria Rita. Não há qualquer semelhança entre as duas...
Crédito das fotos de Penedo para este site