Pesquisar este blog

terça-feira, março 16, 2004

Esta é a terra de ninguém...


Desde o dia em que a Espanha foi dilacerada por dez explosões motivadas por ataques terroristas que eu procuro esse lacinho para colocar aqui. Imaginei que alguém fosse fazê-lo em cor negra, e realmente isso aconteceu. Encontrei hoje no blog do Alexandre Inagaki e trouxe para cá. É claro que deixei um bilhetinho, avisando do "furto" do laço negro.



Acredito que não é necessário escrever muito para expressar incredulidade diante do que nossos olhos estão vendo nos últimos dez ou doze anos. Não há justificativa para o que aconteceu em New York e Madri, no Afeganistão e Iraque e em tantos outros lugares. Todos os dias me pergunto se é para construir esse tipo de mundo que estamos aqui. Ver toda essa agonia, essa luta cruel entre culturas, religiões...essa disputa cega pelo poder.

A Espanha fez uma escolha nesse último fim de semana. O tempo dirá se foi a escolha certa ou errada, mas eles optaram nas urnas por um modelo de governo que, teoricamente, deverá ouvir a opinião pública, ao contrário do que fez Aznar, diante dos protestos contra a invasão do Iraque. Parece que os espanhóis entenderam o derramamento de sangue como um preço pago - na moeda errada - por um erro cometido sem a assinatura deles.

Será que o mesmo vai acontecer com o nosso vizinho de cima? Ou precisaremos morrer mais uma vez? Eu digo precisaremos porque sempre morro um pouco cada vez que presencio algo dessa natureza. Enfim, é tudo tão insano que a gente nem consegue organizar as idéias direito...mas vocês devem ter entendido o que eu quis dizer...