Adoro viajar de ônibus. Tenho medo. Mas adoro. Não há nada melhor do que ver montanhas por todos os lados, plantações de cana – de – açúcar, vaquinhas nos pastos do interior - aparentemente perdidas no meio do nada. Algumas vezes me assusto quando vejo uma pessoa sozinha andando no meio daquela imensidão de montes e procuro por todos os lados e não vejo uma casinha sequer. Mas deve ser muito bom pra alma andar sem rumo no meio do nada.
Este fim de semana fiz algo parecido. Acordei sábado de 04:00 da matina. Botei a mochila nas costas e tomei um ônibus para o interior. Meus pais não acreditaram. Mas fui e foi muito bom. Passei o dia inteiro andando pela cidade de Pesqueira. É uma cidade pequena, de gente tranqüila, simpática e trabalhadora. É considerada a terra das rendas em Pernambuco. Um lugar muito calmo, como quase toda cidade que nasce em um vale parece ser. Em cima, na serra que antes pertencia aos índios Orurubás, vivem os índios Xucurús. A aldeia pode ser visitada, mas não estive lá. Subir 1.125 metros por uma trilha não é bem algo que uma menina sozinha teria coragem de fazer. Ficou para a próxima. Mas soube na cidade que se pode conhecer todo o trabalho das aldeias que habitam a região. Serve de dica.

Pesqueira - Pernambuco
Na mesma serra localiza – se a Vila de Cimbres, que é um local sagrado para os cristãos católicos. O local onde a vila foi fundada é conhecido por ter sido palco de uma das aparições de Nossa Senhora no Brasil e possui toda a estrutura necessária a um ambiente de peregrinação. A história conta que em 1936 duas crianças viram e conversaram com a santa em uma das pedras, que hoje guarda a marca de dois pés. O acesso ao santuário é uma escadaria de 244 degraus que os fiéis costumam subir para pagar suas promessas.
Eu não subi até lá. Mas a vista deve ser extremamente encantadora. Ficou para outra oportunidade também. Eu queria ter ido. Mas um dia só não dá pra visitar tudo. Teria que dormir na cidade e o dinheiro que juntei dava apenas para ir, voltar e me sustentar durante o dia. Se bem que eu conheci uma família muito legal lá que me convidou para almoçar, e eu aceitei. Não há nada melhor que comida de interior. Qualquer dia eu falo sobre a cidade onde minha avó mora, no interior de Alagoas, a bela e barroca Penedo. Ela é banhada pelo Rio São Francisco. Já imaginou atravessar o velho Chico de balsa para brincar nas cidades ribeirinhas de Sergipe? Eu fazia isso quando era pequena. Bons tempos...Mas isso é outro capítulo. Fiquem um pouquinho com a beleza de Pesqueira.

Catedral Santa Águeda